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LinkedIn: como criar um perfil campeão e bombar na rede de negócios
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A maior rede social profissional do mundo, tem sido cada vez mais usada por recrutadores que buscam por candidatos e por empresas que desejam gerar novas oportunidades de negócios. Por isso, para ter um bom perfil no LinkedIn vários fatores devem ser levados em consideração, para que você tenha um perfil campeão na prática. Descubra tudo que você precisa fazer neste artigo.
O LinkedIn é uma rede social focada em negócios, com mais de 55 milhões de organizações registradas e sendo assim, esse é o espaço da internet perfeito para você explorar a sua marca pessoal e gerar novas oportunidades de negócios.
São tantas pessoas, possibilidades e oportunidades reunidas em apenas um lugar que é um desperdício você não prestar atenção ao seu perfil no LinkedIn.
Mas vale lembrar que não basta simplesmente tratar o LinkedIn como uma versão digital de seu currículo, é preciso traçar estratégias para conquistar reconhecimento, gerar leads e referências, apresentar produtos e serviços, construir sua autoridade, enfim, alavancar sua carreira profissional. Certo?
Então veja agora 9 segredos de um perfil no LinkedIn que podem mudar a sua imagem no mercado:
1. Escolha a foto de perfil ideal
O cartão de visitas de qualquer perfil na rede social é a sua imagem. Independentemente de você ser tímido ou extrovertido é preciso ter clareza de que um perfil sem foto não chamará a atenção.
Segundo o LinkedIn Business, perfis com fotos profissionais aparecem 14x mais do que perfis sem fotos ou com fotos amadoras.
Para ter uma foto apropriada na sua página, pense primeiramente em qual impressão você quer passar para o mundo corporativo dentro da rede. Analise a roupa, as cores, o fundo e os acessórios. Evite planos de fundo que chamem mais atenção do que você.
O ideal é que a foto seja bem iluminada, mostrando seu rosto, jamais com bonés ou acessórios que escondam seu rosto. Sorria, isso demonstra positividade e não exagere na maquiagem, a não ser que tenha a ver com a área em que pretende trabalhar.
2. Escolha uma boa imagem de capa
Assim como o Facebook e o Twitter, no LinkedIn você tem a possibilidade de colocar uma imagem de capa no seu perfil e tornar a sua página mais atrativa aos visitantes.
Por isso, use com sabedoria esse recurso, uma vez que ele funciona como um outdoor pessoal, com o objetivo de melhorar a sua comunicação e despertar a curiosidade das pessoas que vão visitar o seu perfil no LinkedIn.
A dica aqui é postar imagens que retratem seus valores, que reflitam seu estilo profissional. Use a criatividade e faça uma boa escolha.
Lembre-se que essa imagem precisa medir 1584 x 396 pixels e não deve ultrapassar 8MB.
3. Capriche no resumo e invista em palavras-chave
Contar sua trajetória e seus interesses é a oportunidade que você terá de se descrever em 2 mil caracteres (use no máximo três parágrafos). Assim, apresente para o mundo como você espera que as pessoas te vejam.
Visitantes tendem a ler as primeiras 300 palavras, mas recrutadores costumam ler o seu cartão de visitas online até o fim.
Para saber o que escrever, siga este roteiro:
- apresente-se;
- fale sobre seus interesses profissionais;
- defina sua área de atuação;
- fale o que te motiva e as combinações de habilidades que o ajudam a ser bem-sucedido;
- fale sobre suas conquistas até o momento;
- inclua informações de contato.
Use palavras-chave, tanto no seu resumo como no seu título profissional. Assim, as suas chances de ser encontrado por quem tem interesse no seu perfil são maiores.
A estratégia está na pesquisa das palavras-chave, pense no seu ramo de atuação e no que as pessoas interessadas buscariam. Isso pode variar de acordo com a sua área de atuação e função.
4. Escreva seu título profissional
Capriche no título, este é o campo que irá ajudá-lo a se diferenciar. Afinal, ele é um dos principais responsáveis por atrair visitantes, recrutadores e headhunters e fazer com que leiam o seu perfil.
É importante manter o cargo atualizado e uma boa maneira de usar esse espaço é colocando a sua função (que pode ser a sua palavra-chave) e o seu local de trabalho.
Outra coisa que chama atenção é o nome da instituição de ensino, sendo que seu preenchimento pode impulsionar em até 17 vezes as mensagens dos recrutadores, de acordo com o LinkedIn Business.
5. Defina sua experiência profissional
Na hora de preencher as informações principais do seu perfil, não meça esforços para torná-lo o mais completo possível. Inclua as datas específicas sobre o período que você trabalhou em cada empresa e liste detalhadamente todas as atividades desenvolvidas no cargo.
Aqui neste campo, mais do que volume, preze pela honestidade ao incluir as experiências sólidas, acrescentando a descrição de cada uma.
Para deixar esse campo mais intuitivo e com riqueza de detalhes, destaque as atividades feitas por meio de links ou fotos. Dessa forma, a pessoa que entrar no seu perfil vai ter conhecimento sobre as habilidades técnicas e interpessoais que você possui.
6. Solicite recomendações
Alguns usuários do LinkedIn fazem recomendações naturalmente, mas se você não receber nenhuma recomendação dos seus colegas de trabalho ou ex-chefe de maneira espontânea, solicite formalmente para alguns conhecidos, pessoas que estudaram com você. E nesta rede, qualquer recomendação é extremamente valiosa.
Uma ótima alternativa para receber algumas recomendações é começar escrevendo para pessoas que você tenha trabalhado. Ao criar recomendações sem pedir nada em troca, as pessoas se sentirão mais abertas para retribuir o gesto.
7. Siga empresas e faça parte de grupos, mas evite discussões desnecessárias
Para manter-se ativo no LinkedIn, além de produzir conteúdo próprio, é imprescindível fazer parte de grupos sobre assuntos que sejam pertinentes à sua atuação. Assim, participe de grupos de discussões construtivas sobre temas que você conheça e que despertem o seu interesse.
Por outro lado, evite se envolver em discussões desnecessárias, como brigar por questões políticas, tentar obrigar outras pessoas a aceitarem a sua opinião ou simplesmente ficar batendo boca sem respeitar os outros membros do grupo, prejudica, e muito, a sua imagem. Ou seja, participe, mas tome cuidado com a imagem que você está construindo na rede.
8. Não cometa erros de português. Mentir então, jamais
Diferentemente das outras redes sociais, no LinkedIn é essencial ter cuidado redobrado para todo conteúdo que você incluir em seu perfil. Verifique se não há erros de digitação, concordância e de português em nenhum dos campos do seu perfil.
Outro ponto que não precisamos nem dizer é: não minta. Seja para parecer melhor ou para se diminuir acreditando que alguém possa se comover com isso, pode ser pior. A sua mentira mais cedo ou mais tarde vai ser descoberta e, no lugar de proporcionar um crescimento profissional para você, diminuirá a sua credibilidade no mercado.
9. Seja ativo na rede, produza conteúdo
Quem não é visto, não é lembrado, nunca fez tanto sentido como nas redes sociais nos últimos anos. E no caso do LinkedIn, é raro obter resultados sem manter-se ativo.
Escreva e publique artigos de assuntos que você domina, poste imagens, frases, vídeos, curta o conteúdo de suas conexões, enfim, aproveite tudo o que a plataforma oferece. Listamos aqui algumas dicas para você manter uma rotina de manutenção de conteúdo diário no LinkedIn:
- percorra sua timeline e comente algo que lhe interessa;
- procure uma nova conexão entre as suas ou na busca avançada;
- personalize suas mensagens para enviar para quem está comemorando tempo de vida ou de “casa”;
- curta ou compartilhe conquistas ou posts de clientes e de potenciais conexões;
- compartilhe algo interessante que você tenha lido ou assistido no dia;
- dê uma olhadinha em quem visualizou seu perfil, assim você descobre se têm interesses em comum, que justifiquem uma nova conexão.
Com estas dicas e sua criatividade, temos certeza que os segredos para ter um perfil campeão no LinkedIn serão úteis para você. Esteja sempre antenado, compartilhe conteúdo e conhecimento pertinentes, seja engajado na rede, faça relacionamento, não apenas conexões e desfrute dos benefícios que a rede trará.
Quer saber mais sobre fotos do perfil? Então, confira 7 erros que você deve evitar na foto de perfil no LinkedIn.
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