Conheça as melhores práticas para bares e restaurantes superarem os desafios do setor
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Que o setor alimentício, especialmente o de food service sempre enfrentou desafios, isto não é surpresa para ninguém. Agora, com a crise gerada por conta do novo coronavírus, fazer a gestão de bares, restaurantes, padarias, docerias e muitos outros estabelecimentos, se tornou uma missão mais desafiadora ainda. E foi pensando nisso, que preparamos este post. Confira!
Muitos setores da economia possuem desafios em comum como equilibrar suas vendas, competitividade e se destacar no mercado atuante. E não importa se o estabelecimento é um sucesso ou não, quando se trata de administrar, de gerir um negócio, há sempre muitos desafios.
Uma coisa é certa, alguns setores terão mais dificuldade do que outros para superar a crise e se reinventar, aproveitando as oportunidades ou criando-as, como é o caso de bares e restaurantes e o setor de eventos em geral.
Mas como inovar ou criar oportunidades no cenário atual do mundo e do país, em meio a uma pandemia que promoveu o fechamento de todos os estabelecimentos?
Como uma forma de ajudar bares e restaurantes a vencer esses desafios, que este post foi desenvolvido, para contribuir com dicas estratégicas e insights, que possam ser cruciais neste momento. Vamos lá?
Reveja os processos
Este é o melhor momento para reavaliar toda a gestão do seu bar ou restaurante. Dar a devida atenção ao planejamento, adequação e até a inovação dos processos, desde equipamentos de cozinha, layout do salão e a equipe.
Aproveite o período de ociosidade (para aqueles que não estão atuando ainda no delivery) para fazer um mapeamento dos processos. A dica aqui é cuidar das pessoas (equipe), dos processos e dos produtos.
Para os estabelecimentos que estão na fase de retomada das atividades, esta prática também se aplica, ok? De tempos em tempos, rever os processos pode contribuir para a tomada de decisões mais acertadas e até mesmo identificar oportunidades de inovação.
Controle os custos de seu estabelecimento
A operação de bares e restaurantes é complexa e depende de muitas informações importantes que devem ser embasadas em dados e números confiáveis.
A adoção de ferramentas de controle como softwares de gestão, possibilita a produção de dados para análise de cada setor, como compras, recebimento, estoque, produção, vendas e financeiro-administrativo.
Estas ferramentas utilizadas na gestão administrativa e financeira auxiliam no monitoramento, controle, fornecimento de dados para análise de custos, precificação e análise geral dos resultados do negócio.
Por isso, este é um dos fatores imprescindíveis e que merecem toda a atenção por parte dos gestores e donos do negócio. Controlar os custos, é garantir mais lucratividade, preço dos pratos nos cardápios mais competitivos e permite até mesmo planejar promoções e combos especiais.
Faça o inventário do seu estoque e dos utensílios, regularmente
O grande problema dos bares e restaurantes está relacionado à falta de gestão ou a má gestão de seus estoques.
Isto se reflete no marketing e consequentemente nas vendas, já que a disponibilidade dos pratos e bebidas do cardápio, em anúncios nas redes sociais, site e principalmente no delivery, dependem de um controle total e eficiente dos estoques de insumos.
Se isso não acontece, seu estabelecimento não lucra, ou acaba deixando de ganhar mais. E sem lucratividade, no mundo dos negócios, não há sobrevivência.
Sendo assim, faça regularmente o inventário do seus estoques de insumos e o de utensílios. Defina datas em seu calendário de atividades para fazê-lo. Uma dica para não ficar o dia todo conferindo estoque, é dividir o estoque por datas de inventário para garantir efetividade, adequando-o as rotinas do dia a dia.
Um bom software de gestão nesses casos também facilita essa tarefa em todos os sentidos, desde a quantidade real de itens no estoque e até mesmo saber quanto representa seu estoque em valores, além de outras funções.
Construa um menu ou um reformule seu menu
Grande vitrine do seu bar ou restaurante, o menu deve ser adequado de modo a dar ênfase naquilo que é lucrativo.
A construção do menu deve ser feita baseada nos seguintes aspectos: variedade, ser atraente para o consumidor, lucratividade e a experiência do serviço.
O primeiro ponto, variedade, não significa que o menu deva ser extremamente extenso. Aqui a sugestão é “menos é mais”, tendo em vista que menus com muitas variações leva tempo para treinar sua equipe e acaba deixando o cliente indeciso com tantas opções.
Um cardápio atraente aos olhos do consumidor é aquele que estimula a vontade de comer. Pense em nomes criativos para os pratos e que agreguem valor à sua marca. Outro fator importante, está na escolha das fotos dos pratos e drinks que irão compor o cardápio. Imagem é tudo, então uma boa foto, é aquela que despertará o apetite, seja o menu impresso, ou no formato de cardápio virtual em seu delivery.
Não é preciso nem dizer que a lucratividade depende ao máximo de algumas premissas:
- analisar os pratos e bebidas que geram mais lucro: isto pode ser feito utilizando metodologias como a engenharia de cardápio ― estudo e análise da popularidade e da lucratividade dos itens que compõem um cardápio ― e que tem por finalidade aumentar o ticket médio, a efetividade da equipe nas vendas e principalmente o lucro do negócio;
- treinar a equipe: para sugerir aos clientes as opções mais lucrativas do cardápio;
- controlar o tamanho das porções: ter o controle do tamanho das porções de forma documentada como na ficha técnica do prato, garante qualidade aos olhos do cliente e principalmente, controla possíveis excessos de custo na compra de ingredientes.
Por fim, a experiência do cliente e usuário sempre deve ser levada em consideração, até mesmo na hora de montar o cardápio. Por quê? Bem, as pessoas não vão a restaurantes e bares para apenas para comer. Elas buscam a convivência, compartilhar momentos e experiências dentro de seu estabelecimento e há uma necessidade natural do ser humano em socializar.
Então, pense nisso e venda serviços, experiências, valores e comodidade a seus clientes.
Prepare seu restaurante para as vendas online
Durante o isolamento social por conta do novo Coronavírus muitos estabelecimentos tiveram que se readequar e se adaptar para manter suas vendas. Isto porque devido ao fechamento dos bares e restaurantes milhares de pessoas passaram a buscar o serviço de delivery.
Para aqueles negócios que já atuavam com este serviço de entregas se mantiveram com a crise, a situação foi menos impactante. No entanto, inúmeras empresas foram pegas de surpresa e se viram obrigadas a entrar nessa onda.
Uma nova operação de delivery requer preparação em todos os aspectos: atenção redobrada com o produto, embalagens criativas, estratégias de fidelização, melhoria nos processos de preparo dos alimentos e um pós-venda personalizado.
Nesse cenário, fazer com que seu estabelecimento tenha uma presença online é cada vez mais obrigatório para conseguir atingir o maior número de usuários e clientes. E é aí que entra o marketing digital.
Desenvolva estratégias de marketing
Em tempos de pandemia, sem uma boa estratégia de marketing digital e de conteúdo, seu negócio corre um sério risco, já que os consumidores estão passando muito mais tempo online, principalmente nas redes sociais. Assim, destacamos algumas dicas valiosas de marketing para seu restaurante ou bar:
1. Gere conteúdo relevante
A melhor forma de atrair clientes para seu negócio nas mídias sociais é gerando conteúdo relevante. Então, conheça quem é a sua persona (perfil ideal de cliente), identifique as dores e problemas desta persona e ofereça soluções que atendam sua necessidade.
Lembre-se, os usuários querem além da oferta, se entreter, aprender e interagir, portanto, divulgar somente seus produtos nas redes sociais, além de cansativo, não trará o retorno esperado. Seja inovador!
2. Invista em embalagens criativas
As embalagens têm um papel muito mais amplo do que simplesmente conservar o alimento. O design, as cores e as informações contidas nelas, tem um enorme poder de propaganda e de branding.
3. Desenvolva estratégias com pequenos influenciadores
Aproveite este momento para pesquisar por pequenos influenciadores digitais, que estejam relacionados com sua persona e sua audiência e negocie com eles. Envie o melhor prato do seu cardápio para que ele prove e poste em suas redes sociais, com destaque para o Instagram.
Este tipo de estratégia gera um excelente alcance, tendo em vista que os seguidores deste influenciador também conhecerão seu produto.
4. Invista em anúncios pagos, como Facebook Ads e Instagram Ads
Como já sabemos, o alcance orgânico das postagens nas mídias sociais é limitado. Por isso, é inevitável que em algum momento de sua estratégia de marketing, você invista um valor mensal, mesmo que seja uma quantia pequena, em anúncios nas mídias, seja no Facebook, Instagram ou Google Ads.
5. Pense em estratégias de marketing para o Delivery
Esse é o momento de investir em estratégias de marketing para seu delivery, pois através delas você irá alcançar seus objetivos e aumentar a lucratividade de seu negócio.
Por isso, inclua o serviço no site de seu restaurante ou bar, para mostrar aos usuários e consumidores que seu estabelecimento disponibiliza o delivery. Insira no site dados como telefone para realizar o pedido, link do aplicativo (caso tenha parceria com algum aplicativo de entregas como UberEats, Ifood, Rappi e outros), horário de funcionamento e se possível, uma área exclusiva para o delivery.
Tenha um blog, desenvolva artigos que façam seus clientes consumirem informações, dê dicas, pense novamente nas dores do seu público.
E a última dica, invista em fotos. Escolha as melhores, aquelas que fazem o apetite de qualquer usuário ser despertado na hora.
Espero que estas dicas ajudem seu estabelecimento de alguma forma a superar esta crise. Lembre-se, crises sempre vão existir, mas a forma como você e sua equipe conduzirão a empresa é o que fará a diferença, então faça!
E por falar em soluções, você já pensou em ter novas fotos para seus pratos, petiscos e drinks? Bem, aproveite o momento para atualizá-las com o serviço de fotografia gastronômica, clique no link e solicite um orçamento para seu estabelecimento.
Texto produzido por Rodrigo José Alves, especialista em marketing de conteúdo para empresas do setor alimentício, em parceria com o Alefotografo.
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