Linguagem corporal na fotografia de retratos
Compartilhe
A ciência já comprovou que o corpo tem uma linguagem própria e fala coisas que não dizemos com as palavras. E na fotografia, 100% da nossa comunicação não é verbal: nós precisamos comunicar através de gestos, de movimentos, da posição do rosto, mão, corpo. Confira no post a seguir a importância da linguagem corporal para fotos como retratos profissionais.
Já reparou nas expressões corporais o que você tem transmitido nas fotos dos seus retratos? Se a resposta foi não, sugerimos começar a se observar, afinal, não é só sua boca que fala. Muitos gestos de uma pessoa comunicam mais do que suas palavras.
Vamos a um exemplo, quando se está triste, você pode até alegar que está tudo bem, mas a sua postura, trejeitos e movimentos faciais podem entregar a sua real condição. Isso vale também para sua vida profissional. Se o intuito é passar uma mensagem convincente e tentar persuadir o seu público, não basta apenas trabalhar a sua oratória: é preciso também aperfeiçoar a sua linguagem corporal.
Mas o que é linguagem corporal?
Quando estamos participando de um processo interativo de comunicação real entre pessoas, não reagimos apenas à linguagem verbal captada pelos nossos ouvidos, como a entonação e tempo de fala, mas também a todo um comportamento gestual do nosso interlocutor, como movimento dos olhos, expressão facial, movimento dos braços e postura, por exemplo.
É nesse conjunto de informações que captamos, que podemos interpretar ironia, alegria, tristeza, desânimo, confiança, motivação, coragem entre outros.
Segundo pesquisa da Universidade da Califórnia, mais de 55% da comunicação é baseada na linguagem corporal, por isso a importância das poses para retratos corporativos.
Quais são os tipos de linguagem corporal?
Falando em termos técnicos, existem cinco categorias para classificar a comunicação não verbal, aquelas que incluem todas as manifestações não expressas em palavras. São elas:
- Cinésica: relacionada à linguagem corporal, propriamente dita, como os gestos e as expressões faciais
- Proxêmica: aquela relacionada ao espaço de proximidade ou distância entre indivíduos;
- Paralinguagem: tom de voz, o ritmo da fala, o volume de voz, as pausas utilizadas na pronúncia verbal, e mais características que transcendem a própria fala;
- Tacêsica: revelada pelo toque e todas as características que o envolvem como pressão exercida, local onde se toca.
- Características físicas: aparência e a forma do corpo.
É importante frisar que estas classificações são mais utilizadas nos estudos da ciência e na prática, a forma como transmitimos nossas ideias podem funcionar de maneira mista.
Independentemente de qual seja a postura adotada no dia a dia, é importante saber que ela pode impactar positiva ou negativamente a forma como somos vistos, como nos colocamos no mundo e os resultados que obtemos em nossa jornada.
Sendo assim, é importante, ter o hábito de se analisar. A partir desta autoanálise, você conseguirá observar quais sinais corporais tem enviado no contato com as outras pessoas, e, por fim, terá uma consciência maior sobre a forma como elas estão reagindo à sua maneira de agir.
Existe linguagem corporal negativa na fotografia?
Antes de mais nada, é preciso entender que existem diferentes aspectos de comunicação não verbal e a fotografia consegue captar e registrar tanto gestos e posturas positivas quanto o contrário.
A vantagem é que numa sessão de fotos profissionais, a experiência do fotógrafo faz toda a diferença, já que ele conduz o retratado orientando-o nas melhores poses e expressões faciais que permitirão extrair o seu melhor.
Por isso, listamos aqui algumas poses e trejeitos que no mundo corporativo podem ser considerados ruins na hora de transmitir seus valores e objetivos profissionais. Anote aí:
Mãos próximas à boca
Fotos com a mão levada aos lábios ou objetos que escondam a boca, se registrados numa foto podem transmitir um ar de segredo e até mesmo de mentira. Então se seu objetivo com o retrato é passar confiança aos seus clientes, fornecedores e demais públicos, tal gesto deve ser evitado.
Lábios cerrados
Manter os lábios comprimidos ou o maxilar cerrado pode indicar tensão, ansiedade, nervosismo e passar às pessoas a mensagem de desconforto quando olham para uma foto assim.
Olhar sem foco
Parte mais expressiva do corpo, o olhar diz tudo. Então aqui, ter uma direção é sempre o melhor caminho para ter foco. Ao ser retratado, pense em seus objetivos e fixe o olhar num ponto escolhido. Cuidado com aquelas reviradas de olhos para cima, que podem denotar desprezo e irritação.
Quais os tipos de linguagem corporal mais adequados?
Usar uma postura neutra
Quando você está com as costas retas e as mãos ao lado do corpo, de maneira descansada, você tende a passar a mensagem de tranquilidade, segurança e calma. É importante sempre conversar com o fotógrafo antes da sessão para alinhar expectativas e traçar estratégias para alcançar seus objetivos com o retrato em questão.
Vale lembrar que uma boa foto profissional tende a aparecer 14x vezes mais do que uma foto amadora no LinkedIn, por exemplo. Assim, postura é sempre importante.
Mantenha o ritmo de respiração constante durante a sessão de fotos
Não precisamos nem dizer que uma respiração ofegante pode ser captada pelas lentes e passar a impressão de que você está nervoso ou cansado e até mesmo que está preocupado com algo.
O exercício aqui é respirar profundamente, segurar o ar por alguns segundos, até sentir seus pulmões se expandindo. Faça isso minutos antes do início da sessão de fotos.
Canalize seus pensamentos
Durante a sessão de fotos profissionais é comum, ao ser fotografado, que a mente viaje durante as fotos. São pensamentos diversos, em atividades que teremos que fazer após as fotos, problemas pessoais, enfim, a mente, se não controlada pode trazer uma enxurrada de ideias e pensamentos que podem acabar tirando seu foco.
Vale aqui, antes da sessão de fotos, limpar sua mente dos problemas, tarefas que precisam ser feitas, relatórios e e-mails, desligar seu celular e esquecer tudo isso no momento dos cliques. Foque no objetivo que você almeja alcançar com as fotos tiradas e o principal, o que você quer passar de valores.
Conseguiu anotar as dicas simples de uma boa linguagem corporal?
O principal disso tudo é que você consiga absorver todas as dicas positivas para melhorar a sua comunicação e ser mais assertivo no contato com as pessoas. Para ajudar você ainda mais com suas fotos profissionais, sugerimos que confira outras 7 dicas para você nunca mais errar na aparência ao tirar fotos profissionais.