Fotos de Culinária tudo o que você precisa saber para tornar pratos visivelmente atraentes
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A expressão tradicional “comer com os olhos” faz todo sentido neste universo. Quem nunca teve seu apetite aguçado após ver uma bela imagem de um prato? O objetivo da fotografia gastronômica é justamente este.
As fotos de comida estão entre as mais populares nas redes sociais, principalmente naquelas em que as imagens são o carro-chefe, como o Instagram e o Pinterest.
E as empresas que exploram a fotografia gastronômica, como bares, restaurantes, food trucks, lanchonetes, padarias, docerias, indústrias e outros estabelecimentos, têm ganhado visibilidade em seus negócios, aumentando suas vendas, a partir de boas fotos de seus pratos.
O que é fotografia gastronômica?
Fotografar gastronomia vai além de tirar fotos de comida. É uma arte, a de sensibilizar o sentidos através do olhar, a partir da percepção das texturas, consistências, cores, da temperatura, suculência e o sabor do produto. Ou seja, captar imagens de alimentos e torná-los visualmente atraentes.
Um projeto fotográfico desta natureza leva em conta alguns fatores determinantes como: estudo do preparo, consistência ideal para a imagem, montagem, decoração e a manutenção da aparência pelo tempo necessário para a captação da imagem.
Fotógrafo de Gastronomia ou Food Stylist?
Fotografar alimentos exige técnica e atenção aos detalhes, para que a comida desperte o desejo do público. E nesse quesito, tanto o fotógrafo de gastronomia quanto o food stylist, não competem, se complementam.
A diferença de atuação está diretamente ligada ao tipo de fotografia. O fotógrafo de gastronomia é o profissional apto e com experiência para extrair do prato o visual perfeito.
Em trabalhos para restaurantes, cafés, pizzarias lanchonetes, padarias e outros negócios gastronômicos, apenas a atuação do fotógrafo de gastronomia é necessária, pois o alimento já terá a apresentação e a forma que precisa para ser mostrado ao público.
Já o food stylist é o profissional que vai criar a apresentação comercialmente perfeita de determinado alimento. Redes alimentícias, indústrias e agências de publicidade fazem sempre uso deste profissional, pois para estes nichos a produção visual da foto de comida é o mais importante.
Como tirar fotos dos pratos de forma profissional?
Antes de mais nada, você deve ter em mente um bom planejamento: pensar em como pretende transformar aquele alimento em algo atraente, ter uma estratégia de marketing envolvida preferencialmente e outros pontos técnicos importantes como iluminação e enquadramento, por exemplo.
Outro ponto importante: Você não precisa gastar rios de dinheiro em equipamentos. Uma câmera de qualidade e a lente adequada são mais do que suficientes. Dependendo do tipo de trabalho, você pode também considerar adquirir uma caixa de luz.
Separamos algumas dicas para você registrar ótimas fotos:
Iluminação adequada
A direção da luz é essencial em fotos de comida, por isso observe com bom senso: a iluminação de frente costuma ser menos indicada, pois tende a deixar o alimento sem sombras e sem nuances. Já a iluminação lateral, destaca contrastes, texturas e detalhes, criando as 3 dimensões.
Atenção aos ângulos
O principal é observar o que será fotografado e o que precisa estar em foco. A partir disso o ângulo é definido. Existem alguns termos conhecidos no food styling: eye level (a comida fica posicionada no mesmo nível da câmera), bird’s eye (onde temos uma visão de cima) e diagonal a 45 graus (é o ângulo de quando vamos comer o alimento).
Não utilize o flash
Para fotos de alimentos raramente o equipamento é utilizado, isto porque o excesso de luz deixa a imagem sem forma e sem textura, tirando o brilho dos alimentos. Isto se aplica a qualquer tipo de equipamento.
Montagem (plating)
O plating é um conjunto de técnicas para montagem de pratos, ou seja, a disposição estética do alimento dentro do prato que será fotografado.
Em alguns restaurantes, existe uma disposição padrão para a comida no prato, mas em muitos casos, a apresentação fica por conta do fotógrafo.
Escolha ingredientes frescos e bonitos
Atenção especial aos alimentos perecíveis, como frutas e legumes. Estes devem estar frescos e com ótima aparência, pois cada imperfeição fica evidente na fotografia em close. Inclusive, aproveite um pouco dos ingredientes da receita para compor o cenário, isto reforça para o público que se quer atingir, o sabor do prato e o aspecto “feito a mão” da receita.
A escolha de utensílios também conta
Louças, talheres, tecidos e plantas, são alguns elementos que podem compor o cenário de uma ótima fotografia culinária. Escolha objetos/ingredientes que tenham relação com a comida que está sendo fotografada, mas não exagere na quantidade de peças, lembre-se: menos é mais.
Conte uma história
Um dos principais aspectos é a narrativa. Busque fazer com que a imagem pareça ter tido um início, um meio e terá um fim. Fatias de bolos ou uma colher mergulhada em um copo de iogurte, tudo isso cria a sensação de uma cena viva. A escolha da receita, das louças, do cenário, das cores: tudo é uma junção de elementos que contam uma história.
Teste as cores do alimento
O uso correto dos tons cria um contraste muito bonito na foto. Se a comida fotografada tiver poucas cores, experimente acrescentar objetos com tons complementares. O efeito pode ser super interessante para as suas fotos de comida.
Além disso, estudos relacionados a psicologia das cores mostram a importância que elas possuem no marketing, já que atuam diretamente no cérebro e estimulam o apetite.
Por isso, dê atenção para as cores quentes – tons de amarelos, alaranjados e vermelhos, que estimulam os sentidos, como senso de urgência, fome. As variações de verde também funcionam bem, pois trazem um ar orgânico e de frescor. Por sua vez, as cores frias, como os azuis e os roxos, devem ser evitadas.
Isto não quer dizer que alimentos destas cores devem ser eliminados das suas fotos de comida. Tudo depende do contexto, da naturalidade e da saturação. Uma dica é pensar na identidade visual de sua empresa e alinhá-la as imagens.
Por que sua empresa deve se preocupar com fotografia gastronômica?
Além da importância de um cardápio ou outdoor com fotos estimulantes, as imagens têm um único propósito que é o de gerar a vontade de comer.
Na arte de provocar os sentidos do consumidor com o uso de imagens tentadoras, vale tudo para melhorar a aparência de um produto e torná-lo mais bonito e apetitoso.
Quando uma empresa, também do segmento gastronômico, passa a existir na Internet, ela pode e deve fazer uso de todas as ferramentas de publicidade eletrônica disponíveis. E no Marketing Digital a maioria dos esforços é orientada para melhorar o engajamento e o relacionamento com os clientes e leads. As imagens ajudam muito neste propósito.
A fotografia de gastronomia está em ascensão no Brasil, justamente porque os profissionais e as empresas estão sempre inovando. Agora que você já sabe como tirar fotos incríveis dos pratos e alimentos e quer começar a fazer novas fotos de seus pratos e drinks, saiba que temos orçamentos especiais para bares, restaurantes, padarias, indústrias, docerias e todo o segmento alimentício. Clique aqui e solicite um orçamento.