Personal Branding: como estabelecer sua marca pessoal
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Também conhecido como gestão da marca pessoal, o processo está relacionado a maneira como você age e se posiciona perante a seu público, de forma que ele o compreenda como você é e o que tem para oferecer. É sobre como você quer ser lembrado por ele, sua imagem.
Já parou para pensar na diferença que zelar pela sua marca pode fazer em sua carreira?
Ao contrário do que algumas pessoas pensam, fazer a gestão de sua marca pessoal não se trata necessariamente da gestão de suas redes sociais. É comum gerar tal confusão, já que os dois conceitos estão conectados, por isso vamos ao esclarecimento.
Quando falamos de fazer gestão das redes sociais, nos referimos ao conjunto de ferramentas que trabalham juntas no marketing com o objetivo de satisfazer as necessidades do cliente, a partir da divulgação de um produto ou serviço, no mercado.
Já a gestão de sua marca pessoal, ou personal branding, são ações que determinam o seu posicionamento, fazendo com que, ao ser você mesmo, crie-se uma experiência consistente no relacionamento com seu público, projetando sua imagem para sua audiência.
Agora que já esclarecemos essa diferença, podemos abordar porque você deve investir em sua marca pessoal.
A importância de estabelecer sua marca
Na era da recomendação, cuidar bem da experiência que você proporciona no primeiro contato, seja ele online ou offline, pode gerar confiança nas pessoas e gerar clientes promotores, que o indicam e geram novos negócios e contatos.
Tenho certeza de que, quando você encontra relatos de outras pessoas nos sites, respaldando a empresa da qual você pensa em comprar um produto ou serviço, você compra sem medo.
Por isso, esse processo de construção de reconhecimento e influência, não acontece do dia para a noite, envolve coerência e consistência, cumprimento de promessas, gestão de relacionamento e estratégia.
Outro fator que reforça a importância de se ter uma boa gestão de uma marca pessoal é a constante mudança dos algoritmos das redes sociais, que frequentemente limitam o alcance de páginas de empresas para favorecer a interação entre os perfis pessoais.
Por falar nisso, alguns critérios se tornam relevantes para destacar uns dos outros nas redes sociais, como as fotos dos perfis nas páginas, seja no LinkedIn, Facebook ou no Instagram. Vamos ver como ela impacta nessa influência.
E como uma foto pode influenciar em sua marca pessoal
Já dizia o ditado, a primeira impressão é a que fica. Atualmente, e mais do que nunca, as pessoas são pressionadas e levadas a se mostrar nas redes sociais e ostentar uma boa aparência. Quando falamos do LinkedIn, por exemplo, rede social de negócios, gerenciar sua imagem se torna item indispensável para garantir um bom networking e gerar interação com outros profissionais.
Assim, o primeiro passo a se observar é a foto de perfil: cartão de visitas de sua página, é ela quem vai causar as primeiras impressões e percepções ao usuário que está vendo seu perfil pela primeira vez.
Então, atenção redobrada à sua foto profissional: pense, o que você quer transmitir às pessoas com seu retrato? Leve em consideração fatores como o fundo da imagem, o traje que você está vestindo e se está adequado ao objetivo que pretende atingir, sua expressão e pose ao ser retratado.
Afinal, todos esses critérios, se alinhados à uma estratégia coerente, podem contribuir para sua presença digital.
Autopromoção não é Personal Branding
Vamos a mais um esclarecimento: autopromoção é basicamente se promover em relação a algo ou alguém e isso é o que mais acontece nas redes sociais: as pessoas se promovem, se exibem e mostram o que acontecem em suas vidas para que outras vejam e comecem a observá-la como alguém interessante, ou com influência perante a sociedade.
Se feito na dosagem correta tende a agregar no desempenho das pessoas, profissionalmente e socialmente. Entretanto, personal branding não é sobre você, mas sobre o que as pessoas percebem de você, por isso o esforço das ações de marca pessoal, na verdade, deve incentivar outras pessoas a promoverem seus serviços.
3 dicas para começar a estabelecer sua marca
1. Defina seus objetivos
Tudo começa a partir de dois fatores e seus questionamentos, que devem ser identificados por você para que se o primeiro passo seja dado:
- Quem você realmente é e o que deseja de sua vida? Qual é o valor que você tem oferecido ou oferece para o mercado?
- Por quem você quer ser lembrado? Quem é sua persona?
Faça uma reflexão, ou autoanálise para descobrir se sua identidade se relaciona com a percepção que as pessoas têm de você. Peça um feedback a pessoas que tenham mais intimidade com você, como amigos, colegas de trabalho, isto pode lhe fornecer também informações valiosas sobre a imagem que você transmite.
2. Defina seu posicionamento, conte sua história
Criar um bom storytelling, uma mensagem que agregue valor à sua audiência, que ensine algo novo ou gere uma identificação pessoal é a ideia. Entenda que, contar sua história não é se autopromover, mas ganhar relevância sendo autêntico, deixando claro seu valor.
3. Comunique-se: esteja presente em pelo menos uma rede social
Para profissionais de qualquer área, o LinkedIn é sensacional, pois permite que você conquiste relevância com seu conteúdo e sem depender de sua imagem. Ou seja, é mais uma exposição intelectual do que imagética.
Publicar artigos, explorar a identidade visual de sua empresa ou a sua, engajar o público a partir de ações sociais, são apenas algumas das ferramentas que, se alinhadas com sua imagem e tom de voz, já faz com que seu perfil conquiste alguma relevância.
O Instagram apresenta a vantagem de ser a rede social queridinha do momento. Então, você consegue alcançar um maior número de pessoas por este motivo, mas também, por permitir falar sobre qualquer assunto em suas imagens.
Por outro lado, exige um envolvimento muito mais visual e dinâmico com a sua audiência, que seja capaz de cativar seu público.
Percebeu a importância do personal branding em sua vida, principalmente profissional? Então, aproveite para aprofundar ainda mais no assunto com outras dicas práticas. Basta conferir agora mesmo nosso post sobre os fatores que influenciam o seu perfil no LinkedIn.