Networking: como criar uma boa rede de contatos profissionais para você e sua empresa
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Networking ou Network é um termo em inglês usado para indicar uma rede de contatos profissionais. E é justamente essa capacidade em desenvolver essa rede através de bons relacionamentos profissionais, que faz com que poucas pessoas saibam como trabalhá-las da melhor forma. Bem, até agora. Descubra como ampliar, manter e compartilhar experiências com sua rede de contatos.
O Networking é cada vez mais valorizado em todas as áreas profissionais, sendo um dos itens indispensáveis quando o assunto é fazer negócios. Seja pela timidez, falta de conhecimento ou descrença, o fato é que ainda tem muitas pessoas que não investem seu tempo em se relacionar.
Seja qual for o motivo, a crença de que são necessários, no máximo, seis laços de amizade ou conexão, para que duas pessoas estejam ligadas no mundo é real, sejam elas o bilionário Bill Gates ou um artista anônimo em São Paulo . Então, por que não explorar sua rede de contatos para melhorar sua carreira?
Teoria dos seis graus de separação. Fonte: Olhar Digital
A importância e o poder da rede de relacionamentos
Você já tentou ver qual seria a sua conexão, com algum CEO de alguma empresa? Te convido a fazer um teste: entre no LinkedIn e busque por algum CEO e veja quantas conexões são necessárias para chegar até ele... realmente funciona, veja o teste que fizemos, abaixo:
Perceba que o perfil do Alefotografo está a 3 conexões do empresário Roberto Justus e estas conexões anteriores a ele podem significar novas oportunidades de negócios e relacionamentos.
É muito importante saber se relacionar da maneira certa, indo além dos contatos de amigos e pessoas próximas. Cada conversa é uma oportunidade para expandir sua rede de contatos, sendo assim, não espere as oportunidades aparecerem, crie-as. Participe de eventos, fóruns de discussão, responda a enquetes, comente nos posts de suas conexões, interaja!
Lembre-se: contatos sem relacionamento são apenas contatos. A essência de um bom networking, está nas relações de troca.
Para entender como funciona um bom networking e potencializar sua rede de contatos, confira as dicas a seguir.
1. Tenha objetivos
Ter objetivos, deveria ser o primeiro passo para tudo na vida, não é mesmo meu filho(a)? Por isso, defina o que está buscando através de sua rede de contatos e estabeleça objetivos. Faça uma pesquisa começando pelos seus contatos atuais que são relevantes e aqueles não irão acrescentar nada.
Observe áreas de interesse, colegas de profissão, conexões nas redes sociais em comum e determine o que você espera atingir com esses contatos: fazer parcerias, atrair clientes, aprender algo (sim, isto também é um objetivo) e até mesmo ensinar outras pessoas e conquistar notoriedade.
2. Faça uma lista
Crie uma lista com os nomes dos profissionais que você conhece, parceiros, clientes, potenciais clientes, fornecedores, colegas de profissão e a mantenha atualizada.
Organize sua lista a partir de categorias (como mencionado anteriormente) e mantenha contato com sua rede de relacionamento. Dedique uma parte do seu tempo para mantê-los informados, utilize as redes como o LinkedIn, Instagram e Facebook para construir relacionamentos.
3. Ative seus contatos
Mantenha contato com pessoas relevantes, porém não foque em quantidade. Nesses tempos de isolamento social, explore ao máximo o online: chat, videoconferências, mensagens via redes sociais, e-mails. Só tome cuidado para não disparar e-mails demais e parecer invasivo ou, pior, spam.
Não basta apenas adicionar a pessoa nas redes sociais e esquecer que o contato existe. É importante fazer com que as pessoas se interessem por você, então esteja aberto para falar sobre seus planos, se deixe ser conhecido, mas sempre esteja atento para ouvir os outros também e se mostre interessado.
4. Retribua ao fazer networking
Seja sempre cordial. A dica parece simples, mas muita gente se esquece desta regra de ouro: gentileza gera gentileza.
Responda seus contatos, participe de enquetes, compartilhe o conteúdo postado pelo contato. Esteja presente e com frequência para seus contatos, não seja o tipo de pessoa que só aparece e manda mensagem quando precisa de algo.
Permita-se e solicite feedbacks quando conveniente aos contatos que você se relaciona, e acima de tudo, respeite seus concorrentes, não fale mal deles.
5. Crie conteúdo
Conteúdo relevante é aquele relacionado ao seu ramo de atuação profissional ou área de trabalho atual e principalmente, aquele que atende às dores dos seus clientes.
Explore as principais redes sociais voltadas para negócios como o LinkedIn e Instagram, com publicações de ideias, divulgue seus projetos, mostre o resultado de seu trabalho e esforço. Solicite a opinião das pessoas para problemas que talvez sua empresa esteja passando ou que você tenha, ouça soluções, gere engajamento.
Se tiver dificuldades em gerar conteúdo, peça ajuda, proponha parcerias com outros profissionais do setor e de outros setores também. Compartilhe conhecimento com outros contatos de sua rede.
Lembre-se de analisar os melhores horários para gerar conteúdo nas redes sociais, pois cada uma possui suas particularidades e perfis bem diferentes de usuários.
6. Faça gestão do tempo
Outra dica (vamos chamar de regra, vai) fundamental: planejar melhor seu tempo. Estabeleça horários para se dedicar ao network, seja ele em online ou presencial.
Ferramentas como Google Agenda, Trello, Asana, Monday e muitas outras existentes no mercado, gratuitas ou pagas, podem ajudar você a não passar o dia inteiro nas redes sociais respondendo a contatos e esquecer de outras tarefas importantes.
7. Participe de eventos online
Aceite convites de palestras, webinars, lives e outros eventos sociais profissionais. Por conta da pandemia, a maior parte dos eventos presenciais está ocorrendo online, então acompanhe a agenda pelas páginas dos seus contatos e das empresas.
Antes de participar vale se preparar, conhecer a programação do evento, quem serão os palestrantes, quem é o público-alvo. Estude como o conteúdo destes eventos pode contribuir para seus projetos e da mesma forma, como você pode ajudar outros profissionais participantes com seu conhecimento.
Agora que você já tem as ferramentas necessárias, analise seu networking e mão na massa! Fique à vontade para curtir, comentar e compartilhar com os amigos nas redes sociais. Aproveite e desenvolva também sua imagem profissional nestes tempos de home office.
Sobre o autor
Rodrigo José Alves, empreendedor da Isso é Marketing, é especialista em marketing de conteúdo para empresas do setor alimentício. Já atendeu mais de 50 empresas na região metropolitana de São Paulo com mentorias e consultorias de gestão.