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7 dicas de como usar o LinkedIn e as redes sociais para conseguir emprego
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O LinkedIn pode ser a melhor ferramenta para você encontrar um emprego. Sério? Sim, mas para isso, é necessário conhecer algumas dicas para extrair o melhor desta rede social, que já ultrapassou mais de 500 mil usuários cadastrados ao redor do mundo.
Arrumar um emprego é o objetivo de pelo menos 12,3 milhões de pessoas no Brasil segundo as últimas pesquisas do IBGE. Sabemos que o cenário não está fácil, que a disputa está mais do acirrada por vagas de trabalho, mas vamos as soluções!
O LinkedIn é uma rede social fundada em maio de 2003. Apesar da característica da plataforma ser mais voltada para os negócios, sendo uma rede social, é preciso ter em mente, que o LinkedIn, assim como o Facebook, interagir com outros usuários é imprescindível.
Não se trata somente de ter muitas conexões, mas de produzir engajamento a partir dos contatos que você possui e de outras conexões. Então, entender o funcionamento da rede e saber usá-la para pesquisa de vagas, contatos profissionais e das oportunidades de trabalho ― é um diferencial competitivo.
Mas por que o LinkedIn para arrumar um emprego?
Além de um banco de perfis profissionais, o LinkedIn é uma ferramenta para recrutadores de empresas de diversos segmentos e portes. Por este motivo, em um processo seletivo, manter uma conta na rede com o perfil atualizado e completo são características diferenciais, já que aumentam as chances desta página pessoal ser bem recomendada pelo próprio LinkedIn e, assim, atrair o interesse de recrutadores.
Desta forma, com o investimento em tempo e nas estratégias específicas, você poderá chamar a atenção dos recrutadores, promover sua marca pessoal na rede e obter novos contatos.
1. Capriche na foto do perfil
Primeiro passo para que você possa até mesmo se cadastrar na rede. Perfis que têm uma foto no perfil tem até 14x mais chances de serem encontrados por recrutadores.
A parte de uma foto definida, você pode mostrar um pouco mais da sua essência, personal branding e profissionalismo. E isso pode sim ajudar você a conseguir um emprego.
Algumas premissas sobre as fotos de perfil são importantes de serem mencionadas: evite tirar selfies, não insira uma foto em que você esteja em meio a um grupo de pessoas e por gentileza, não tente ampliar a imagem, isto pode prejudicar a qualidade da foto.
E não se esqueça: seja profissional e selecione uma imagem atualizada sua!
2. Mantenha o cargo atualizado
Abaixo do espaço reservado para o nome, é possível ― e você deve preencher ― sua ocupação no momento. Evite escrever ali frases como “em busca de recolocação” e suas variações.
Isto porque os recrutadores na rede social, ao buscar por profissionais e contatos seleciona palavras-chave específicas. Por exemplo: no caso de uma vaga de marketing, pode-se usar “Analista de Marketing”. Então aquelas pessoas que não colocam a sua profissão ou cargo no perfil perdem a chance de serem encontradas.
Uma sugestão seria escrever sua especialidade em si, como “especialista em marketing digital” ou “consultor de vendas” por exemplo e deixar que o nome da empresa fique apenas em sua experiência profissional.
Outra dica é deixar que os recrutadores vejam você no LinkedIn. Para isso, preencha corretamente o item “Interesses de carreira”, que você pode acessar em Eu > Visualizar perfil > Interesses de carreira (abaixo do seu resumo).
Perceba que o LinkedIn menciona que vai tentar não mostrar você como candidato à possíveis vagas na empresa em que você atua, para evitar situações, lembrando que como estamos numa rede social, tal situação pode ocorrer de outras formas.
3. Cuidado com o excesso de informação genérica, menos é mais, ok?
Ao escrever um currículo dê uma atenção especial na descrição profissional. Isto porque algumas informações se tornaram relativamente cansativas de serem lidas por recrutadores e usuários. E no LinkedIn não poderia ser diferente, ao redigir suas informações no campo “Sobre”, evite o acúmulo de informações genéricas e redundantes.
Prefira por escrever a sua trajetória profissional de forma simples, objetiva e atrativa. Valorize os pontos altos da carreira e demonstre alguns aprendizados que foram adquiridos no meio do caminho.
4. Foque em conexões relacionadas a seus interesses
No que diz respeito a quantidade de conexões, é muito comum que usuários de redes sociais pensem que seja fundamental ter “muitos amigos” e por este motivo, passam a adicionar (ou aceitar a amizade) com qualquer pessoa, seja ela conhecida ou não.
No LinkedIn, a máxima quanto mais melhor, não é recomendada, independente se você está dando os primeiros passos no mercado e na rede. A orientação dos especialistas em LinkedIn é que você pode se conectar com colegas de classe, professores e redes de amizades. Mas o ideal é promover conexões com usuários relacionados a seus interesses profissionais ou no meio em que se almeja atuar. Vale seguir empresas com as quais se identifica, digital influencers, empresários, empreendedores etc. que estejam relacionados a seus objetivos.
5. Interaja com usuários e publicações
Mostre sua presença na rede social e conquiste seu espaço em círculos de networking, sem forçar a barra. Evite aqueles comentários desesperados em posts e até mesmo na hora de criar você mesmo um post.
Uma situação que costuma ocorrer frequentemente no LinkedIn são aquelas em que alguns usuários vão a posts de outras pessoas criticar dizendo coisas como "emprego que é bom ninguém divulga aqui" ou "como esse post me ajudou a conseguir um emprego?"
Lembrem-se, estamos em uma rede social e como tal, todos têm acesso as informações e opiniões dadas e numa destas situações você pode acabar perdendo oportunidade por reclamar demais.
Procure criar e interagir em posts sobre temáticas que interessam a você, adicione pessoas que vão além da sua área direta de atuação e esteja aberta e aberto a novos aprendizados diários. Muitas vezes, encontrar o emprego perfeito é consequência de relações interpessoais.
6. Exponha além do óbvio em suas experiências
Mais uma vez, na sessão de Experiências, ao escrever informações básicas sobre o seu cargo, busque por dados que vão além do óbvio, como quais foram os principais aprendizados naquele período, desafios vividos, metas, promoções e até curiosidades que estejam relacionadas.
Então, mostre formas práticas que destacam você dos profissionais de forma geral.
7. Mencione seus cursos e certificações
Cada vez mais, a necessidade de fazer cursos que vão além da graduação se tornam imprescindíveis. Em um mercado competitivo e exigente, as certificações garantem destaque e sinalizam que aquele candidato em específico busca manter-se atualizado em seus conhecimentos.
Coloque os certificados no LinkedIn, mas apenas o que for pertinente para seu perfil e objetivos profissionais. Informações como linha de estudo do curso, aprendizado e duração, são essenciais.
Além dos estudos sobre sua área de atuação e o mercado de trabalho, vale investir em conhecimento sobre a própria rede social e empreendedorismo nestes tempos.
Para ajudar você a seguir com os estudos e otimizar ainda mais seu perfil, fizemos um post com dicas de leitura sobre empreendedorismo e inovação que podem trazer alguns insights.
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