Headhunter: o que é, o que faz e qual seu papel no mundo corporativo
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Cada vez mais procurados por empresas que buscam admitir novos talentos pela análise do comportamento, os headhunters ou caça-talentos, selecionam os melhores profissionais do mercado para vagas estratégicas. Confira no post sua importância.
Uma das principais funções do RH é o recrutamento e seleção, dentro das empresas. Contudo, escolher o perfil adequado em alguns casos não é uma tarefa fácil, muitas vezes precisa ser feita fora do ambiente empresarial em locais e ocasiões bem específicas. É neste momento que o headhunter entra em cena, funcionando como um mediador entre o departamento de RH e o mercado de trabalho.
O headhunter busca por talentos e está focado em encontrar a pessoa ideal para determinada função, garantindo competitividade no mercado em que atua, agindo para melhorar o ambiente laboral e a saúde financeira do negócio.
Pensando nisso, preparamos este post para que você entenda o que é e a importância para as empresas e para o mercado de trabalho.
O que é um headhunter e o que ele faz?
Composto da junção de duas palavras, head = cabeça e hunter = caçador, o headhunter é o profissional responsável por levar os melhores talentos do mercado para ocupar determinadas vagas dentro das empresas.
Ele pode atuar de maneira autônoma, prestar serviços temporariamente ou trabalhar integralmente para uma única empresa.
Para atuar como headhunter, o profissional não necessariamente precisa ser formado em alguma área específica, sendo mais importante que este profissional possua características como, conhecimento técnico em sua área de atuação, boa comunicação verbal e escrita, foco em resultados e um excelente networking.
Além disso, estes profissionais necessitam constantemente acompanhar atentamente ao mercado, realizando pesquisas e monitoramento, alinhando suas necessidades com os objetivos de cada empresa.
Por exercer um papel mais ativo na contratação de profissionais, a função do headhunter acaba sendo mais direcionada para vagas e áreas específicas, devido a urgência de pessoas altamente qualificadas para ocuparem o cargo.
Dessa maneira, é comum o “caçador de talentos” precisar ter habilidades comportamentais específicas para buscar os melhores profissionais, até mesmo aqueles que já estão empregados.
Quais são as características desse profissional?
Os headhunters necessitam de uma combinação entre soft skills e hard skills, ou seja, habilidades comportamentais e técnicas para exercer sua função com excelência para garantir mais produtividade ao setor de RH. Destacamos as principais habilidades:
Observação e perfil analítico
Uma das características mais importantes de um headhunter é seu perfil analítico, durante a busca por profissionais no mercado. Observação aqui é indispensável para entender melhor os candidatos e identificar se tais perfis correspondem ao que procuram as empresas.
E a aplicação desta habilidade se faz necessária em todo o processo seletivo, desde a busca do candidato que apresenta o perfil ideal no LinkedIn, por exemplo, até a fase de entrevistas.
Dinamismo
Falar com energia e empolgação é outra habilidade importante para o headhunter, que deve inspirar o candidato sobre a vaga anunciada e a empresa em questão.
O objetivo é fazer com que o talento aceite o desafio e faça parte do time.
Networking
Um headhunter precisa de uma base de contatos consistente com quem possa trocar informações, pedir indicações e encontrar profissionais que tenham o perfil desejado pela vaga.
Sendo assim, as redes sociais acabam tendo um papel fundamental para que o networking funcione instantaneamente, principalmente no LinkedIn. E para ter um bom perfil profissional na maior rede social para negócios do mundo, é importante ter boa foto de perfil, informações atualizadas, recomendações de outros profissionais e manter relacionamento com os contatos.
Comunicação
Esta é uma das habilidades primordiais para todo headhunter, aliás para todo profissional que se preze. Saber se comunicar de forma assertiva e estratégica, tanto no online quanto no offline, ainda é um dos desafios do mundo corporativo, em várias esferas e setores empresariais.
Ao mesmo tempo, headhunters precisam saber identificar a melhor maneira de se comunicar com cada candidato, percebendo as individualidades de cada um e personalizando sua comunicação a partir disso.
Argumentação e Negociação
Mais do que saber fazer uma boa pesquisa e filtrar os profissionais, o headhunter deve ter uma boa base de argumentação na hora de recrutar um talento.
É saber vender a oportunidade e convencer o candidato a participar do processo seletivo, destacando todas as vantagens da empresa e da vaga. Além disso, o profissional também deve ter conhecimento suficiente para avaliar se o salário e os benefícios da vaga que está oferecendo estão dentro ou acima da média de mercado.
De modo geral, o headhunter apresenta em seu DNA um perfil similar ao de um vendedor. O vendedor apresenta muitas soft skills que auxiliam na venda e que geralmente são tão importantes quanto as habilidades técnicas e o conhecimento sobre o produto/serviço. O foco de ambos está na criação de um vínculo afetivo com o outro, pois é o que irá auxiliar na capacidade de convencimento e influência.
Qual a importância do headhunter no mundo corporativo?
Muitas vezes, o setor de RH não encontra o perfil ideal em um processo seletivo, principalmente quando a empresa faz o recrutamento e seleção de forma confidencial com o intuito de manter sua competitividade.
Com uma rede de relacionamentos mais ampla e sua capacidade de mapear o mercado, o headhunter consegue apresentar melhores opções de acordo com a visão e necessidade da empresa.
Em empresas que possuem filiais em outros estados ou até mesmo que estão de mudança para outras cidades, a flexibilidade do headhunter de estar fora do ambiente empresarial, facilita o preenchimento do quadro de colaboradores.
Quando o assunto é recrutar profissionais de alto escalão então, como diretores, presidentes ou vices, o desafio do RH é ainda maior. Na maioria das vezes, esses colaboradores não são encontrados de forma tradicional e, com o auxílio do headhunter e sua seleção mais apurada, as possibilidades de mapear esses talentos são ainda maiores.
Concluindo, agora que você sabe o que é um headhunter e o seu papel no mundo empresarial, é possível entender que ele existe para mostrar às empresas o quanto é importante encontrar o talento certo para a vaga certa e, este profissional possui o conhecimento e o perfil certo para mapeá-los.
Agora, você como candidato, sabendo que existem headhunters a procura de talentos nas redes sociais, sabe como está seu perfil no LinkedIn? As informações necessárias estão preenchidas? A foto de perfil está adequada à sua identidade profissional, seus valores e marca? Aproveite para avaliar sua foto de perfil no LinkedIn e clique no link para evitar alguns erros na hora de escolher estas fotos.