
Dicas para fotografia de culinária
Compartilhe
O fotografo Alexandre Machado dá algumas dicas de como fotografia de culinária.
Juntar fotografia e culinária é algo muito comum e que tem sido cada vez mais explorado no Brasil e no mundo. Sejam imagens para ilustrar o cardápio de um restaurante ou uma foto do novo prato criado por você e que será postada no Instagram, a fotografia tendo como elemento principal a comida virou febre e já possui até suas regras próprias. Com contas nas redes sociais que sobrevivem disso e restaurantes que possuem venda online, ter boas imagens do produto é essencial para chamar a atenção do cliente. Confira algumas dicas para fotografar comidas da melhor forma:
1 – Prato bonito = Imagem bonita
Não adianta contratar o melhor fotógrafo ou ter as melhores técnicas possíveis se você não se preocupa com a montagem do prato. Busque fazer algo que seja agradável aos olhos e que pareça saboroso. Essa dica é mais voltada para a preparação da comida, mas pode fazer total diferença na sua foto.

2 – Use a luz a seu favor
Que a luz pode transformar sua foto totalmente todos sabemos, mas ao fotografar comidas ela tem um papel central. Procure sempre posicionar a luz central de forma que o prato fique totalmente iluminado ou, no mínimo, parcialmente iluminado. Também fique atento (a) à coloração da luz, pois se sua ideia não é distorcer a cor do prato, usar uma luz azul, por exemplo, não será uma boa opção.
3 – Foque no prato
Se o seu objetivo é mostrar o prato, então nada mais justo que ele seja o centro das atenções. Busque deixar o enquadramento e o ambiente da foto bem limpos, para que a comida seja a protagonista da cena. Usar um bom kit de lentes e uma boa câmera pode ajudar muito a desfocar o restante da imagem, produzindo resultados com um tom de proximidade maior.
4 – Planeje a foto antes de tirá-la
Parece meio óbvio, mas é sempre bom reforçar que planejamento é tudo ao fotografar alimentos. Teste vários ângulos, mexa na iluminação, troque lentes ou efeitos até decidir como vai ser sua foto final. Tente não ter pressa e ser o mais criativo possível nesse processo, pois sua foto precisa ficar perfeita.

5 – Cogite contratar um profissional
Uma coisa é certa: nessas horas, a experiência é mais certeira que a técnica. Não adianta você saber todas essas dicas de cor se você não as testar sempre. Se o resultado não está saindo como você esperava, procure contratar um profissional para te auxiliar na hora de realizar as fotos ou para realiza-las por você. Lembre-se que não é só sair contratando aquele fotógrafo que faz imagens de aniversários e está tudo certo. Busque um profissional que tenha experiência e conhecimento na área de fotografia culinária, pois ele saberá como melhor proceder e irá trazer bons resultados para a imagem do seu estabelecimento ou das suas redes sociais.


A importância do retrato corporativo para influenciadores digitais

Posicionamento de imagem profissional: o que é e como aplicar

Como explorar a foto de capa do seu perfil no LinkedIn

Linguagem corporal na fotografia de retratos
